animais perigosos

As florestas tropicais da Amazonia sao um ecossistema gigante que fornece habitat a criaturas tao extraordinarias e maravilhosas quanto jaguares, sapos venenosos e serpentes. Mas apesar de todas as criaturas que correm, rastejam e espreitam pela floresta, ela nao e a unica moradia da vida selvagem. O Amazonas em si, o maior rio do mundo, esconde criaturas tao horriveis e sedentas de sangue que “Tubarao” vai lhe parecer um agradavel e relaxante cruzeiro maritimo depois de assistir este video. Estas sao as dez criaturas mais mortais da Amazonia. Vamos comecar!

animais perigosos

Jacare-acu
O jacare-acu e basicamente um jacare bombado. Eles podem chegar a seis metros de comprimento, tem cranios maiores e mais pesados do que os do crocodilo do Nilo e, merecidamente, partilham o topo da cadeia alimentar das aguas amazonicas com apenas mais algumas feras crueis. O que significa que eles comem praticamente tudo que tem a ma sorte de chegar perto de seus dentes, incluindo piranhas, macacos, peixes, veados e sucuris. Seres humanos tambem estao no menu – na coluna de sobremesa.

Sucuri
Para continuar o tema de repteis gigantes, conheca a maior cobra do mundo, que tambem vive na Amazonia. A “Anaconda”. Mesmo que os pitons reticulados possam ficar mais longos, as sucuris sao muito mais pesadas. Sucuris femeas sao normalmente maiores do que machos, chegando a 250 quilos. Uma sucuri pode medir 9 metros de comprimento e ate 30 centimetros de diametro. Elas nao sao venenosas e, de modo muito similar aos pitons, matam suas presas por asfixia, utilizando o incrivel poder de seus musculos circulares. Sucuris comem capivaras, veados, jacares e ate oncas.

Arapaima
Tambem conhecido como “pirarucu” ou “paiche”, e um peixe carnivoro gigante que vive no rio Amazonas e nos lagos proximos. Equipado com escamas blindadas, esse peixe nao tem problema em nadar por aguas cheias de piranhas e e um assassino eficaz, comendo peixes e um ou outro passaro distraido. Arapaimas preferem ficar perto da superficie, porque junto com o oxigenio que extraem da agua por meio das branquias, eles tambem precisam sair da agua para tomar um pouco de ar. Ao sair da agua, emitem um som caracteristico, semelhante a uma tosse. Eles podem chegar a ate 2,7 metros de comprimento e pesar ate 90 quilos. Estes peixes sao tao poderosos que tem ate dentes na lingua.

Ariranha
Estas lontras sao as maiores lontras de agua doce. Elas tem o corpo mais longo de todos os mustelideos, que e a familia das doninhas. Machos adultos podem chegar a dois metros, do focinho ate a ponta da cauda. Sua dieta consiste principalmente de peixes e caranguejos, que eles cacam em grupos familiares de tres a oito ariranhas. Cada um deles pode comer ate quatro quilos de frutos do mar por dia. Elas podem parecer muito bonitas, mas nao se deixe enganar pela aparencia: apesar de um olhar doce, elas nao sao menos letais do que qualquer outra criatura desta lista. Houve casos em que familias de ariranhas mataram e comeram sucuris adultas. Elas tambem podem facilmente matar um jacare. Durante uma observacao cientifica de um grupo de ariranhas, os pesquisadores as viram matar e comer um jacare de um metro e meio em 45 minutos.

Candiru, ou peixe-vampiro
A Amazonia pode ser mortal nao apenas por causa de seus gigantes. Algumas pequenas criaturas que vivem la nao parecem nem um pouco assustadoras. Estes parasitas de agua doce, que se parecem com miniaturas de bagre, sao conhecidos por entrar na uretra de idiotas que resolvem fazer xixi no rio. Depois de entrar no trato urinario, o peixe se prende no interior, devido aos esporoes que crescem ao longo de sua coluna vertebral. Em dias normais, na ausencia de humanos urinando e de grandes mamiferos azarados, este peixe se gruda as branquias de peixes maiores usando os esporoes mencionados, e suga seu sangue.

Tubarao-touro
Mesmo que os tubaroes-touro nao sejam realmente tubaroes de agua doce e prefiram viver nas aguas salgadas do oceano, eles tem uma notavel capacidade de sobreviver em rios. Eles ja foram tao longe pelo Amazonas que foram vistos na cidade peruana de Iquitos. O segredo dessa adaptacao esta escondido em seus rins. Eles medem o nivel de sal das aguas ao redor e entao regulam suas funcoes. Este e um peixe que voce definitivamente nao quer encontrar no rio. Eles geralmente crescem ate 3,3 metros, e um dos maiores especimes ja capturados por moradores pesava 312 quilos. Eles tambem nao se importam de comer carne humana; na verdade, esta e a especie de tubarao que mais ataca pessoas (grandes tubaroes-brancos e tubaroes-tigre se encontram em segundo e terceiro lugar, respectivamente).

Enguia eletrica
Na realidade, elas estao mais proximas do bagre do que de outras enguias, mas eu nao recomendo que voce se aproxime para verificar por si mesmo. Elas chegam a ate 2,5 metros de comprimento e podem criar uma carga eletrica com orgaos especiais ao longo de suas laterais. A tensao pode atingir ate 600 volts – o suficiente para derrubar um cavalo. Mesmo que uma descarga nao seja suficiente para matar uma pessoa saudavel, uma serie de choques pode levar a insuficiencia cardiaca ou pulmonar; a perda da consciencia seguida de afogamento e bastante letal. E bastante comum tambem.

Piranha de barriga vermelha
O terror puro da Amazonia, assustador o suficiente para inspirar varios cineastas a criarem filmes de terror de qualidade as vezes duvidosa. A piranha de barriga vermelha e primeiramente um necrofago, embora isso nao signifique que ela nao va atacar
uma criatura viva saudavel, se tiver a chance. Estes peixes chegam a ate 30 centimetros e normalmente viajam em grandes cardumes, o que representa uma ameaca para a maioria dos animais, ate mesmo os maiores. Muito parecidas com outras especies de piranha, as piranhas de barriga vermelha tem dentes extraordinariamente afiados nas maxilas superior e inferior, que podem fechar completamente, produzindo a mordida de maior forca entre os peixes osseos e a mordida de maior forca em relacao ao tamanho do corpo de todos os vertebrados, incluindo as hienas! E uma maquina de matar compacta, que consiste em pouco mais do que os maxilares e musculos poderosos para move-los. Sua reputacao horrivel tem a ver principalmente com o seu “frenesi alimentar”, quando um grande cardume de piranhas rodeia a presa e a devora, ate deixar os ossos branquinhos em apenas alguns minutos.

Payara
A Payara e um predador feroz, capaz de capturar e engolir um peixe da metade de seu proprio tamanho. Isso e bastante impressionante, se voce parar para pensar que a payara em si pode chegar a 1,2 metro de comprimento. Sua dieta consiste principalmente de piranhas, o que deve lhe dar uma ideia do quanto este peixe de dentes afiados e poderoso. Sua mandibula inferior tem dois dentes proeminentes, parecidos com punhais, de ate 15 centimetros de comprimento, que elas usam para literalmente empalar suas presas.

Tambaqui
Existe uma criatura na Amazonia que e muito mais perigosa para os homens do que para as mulheres. O tabmaqui, ou pacu vermelho, e um parente da piranha, mas ligeiramente maior; bem conhecido por seus dentes parecidos com os do ser humano. Em contraste com a maioria dos outros animais desta lista, os tambaquis sao onivoros; frutas e castanhas compoem a maior parte de sua dieta. O problema e que eles nao sao inteligentes o suficiente para distinguir entre as castanhas de verdade e… voce sabe… Sim, voce acertou. Houve varios casos em que tambaquis morderam os testiculos de nadadores. Em Papua Nova Guine, varios homens morreram porque seus orgaos genitais foram confundidos com presas faceis por um pacu.

animais perigosos

Leave a comment